terça-feira, 18 de dezembro de 2018

O Espírito dos Natais passados...

Inspirada no famoso conto de Charles Dickens (conto este sempre oportuno e recomendado, mesmo em outras épocas que não Natal...), vivi a lembrança dos natais passados...

Em nossa família, a tradição era apresentarmos algo para podermos ganhar os presentes deixados sob a árvore de Natal.
Era um momento mágico!
Íamos para a frente da árvore, um de cada vez, apresentar o que tínhamos preparado ao longo do ano.
Lembro de minha prima declamando poemas...
Lembro meus primos fazendo teatro com a música do Café Seleto!
E eu algumas vezes toquei flauta, outras vezes cantava a música das festividades da escola, já que morava longe de todo mundo e ninguém tinha oportunidade de me assistir.

Uma dessas músicas ficou guardada mais fortemente na memória. Seja pela letra comprida, que minhas primas logo pediram para copiar, seja por eu ser a menorzinha e lembrar de tanta letra e tanta música!
Não sei mais o autor ou se foram as professoras que escreveram...

Ei-la, meu presente de Natal!

Uma grande caravana vai passando lentamente
Vai seguindo a linda estrela a brilhar em sua frente
E seguindo a linda estrela os pastores encantados
Vão passando, vão passando cada vez mais apressados

Em seguida vão camelos muito altos a mostrar
Uma carga preciosa que os reis magos vão levar
Levam mirra, incenso e ouro para aquele que nasceu
Sob a luz da linda estrela que no céu apareceu

Toda gente, todo povo, em Belém já quer chegar
Para ver Jesus menino que esse mundo vem salvar
Canta o rio, canta a brisa, num som todo especial
Tocam sinos de alegria, chega o dia de Natal!

Lá lá, lá, lá, lá...

Hoje consigo entender que era mais importante o sorriso de aprovação, os "muito bem" dos tios e tias e primos e avós do que o presente em si.  Pena que os adultos não se apresentassem também, aprenderíamos tanto mais! Poderíamos nos alimentar tanto mais de bons sentimentos! Era o momento de troca do que realmente tínhamos ou cultivávamos de melhor: a poesia, o canto, o teatro, a prece! E mesmo com as religiões diferentes, era nosso momento ecumênico com o menino Jesus!
 
Essa minha lembrança dos natais passados!
Enviando brisas com cantos todo especiais aos tios e tias e primos e oma e opa, e minha gratidão por ter vivido tudo isso!

Tocam sinos de alegria, chega o dia de Natal!

E teus Natais, como eram?
Brisas perfumadas de maçã e canela, uva passa e rabanadas!
Com carinho,

Carla

Nenhum comentário:

Postar um comentário