segunda-feira, 23 de junho de 2008

Sobre a outra face...

"Aprendestes que foi dito: olho por olho e dente por dente. - Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal que vos queiram fazer; que se alguém vos bater na face direita, lhe apresenteis também a outra; - e que se alguém quiser pleitear contra vós, para vos tomar a túnica, também lhes entregueis o manto; - e que se alguém vos obrigar a caminhar mil passos com ele, caminheis mais dois mil. - Dai àquele que vos pedir e não repilais aquele que vos queira tomar emprestado." Jesus (S. MATEUS, cap. V, vv. 38 a 42.)

Essa passagem soava-me tantas vezes tão estranha. Como assim, permitir que me roubem, não seria uma falta de amor próprio?
Ah, palavras, quantas vezes, tomadas ao pé da letra, acabam mais confundindo que esclarecendo...

Entendi a história da outra face ouvindo a narrativa de um senhor, que habitualmente era muito "defensor de seus princípios", mas que tinha se resolvido a mudar, a tratar as pessoas de modo diverso. Estava ele em um avião, prestes a partir, quando a aeromoça, de modo muito grosseiro, falou algo sobre sua bagagem. Ele já tinha percebido que ela estava tratando a todos daquele modo e, diferente do que costumaria fazer, resolveu dirigir-se a aeromoça nestes termos:
- Você deve estar passando por um dia difícil, não é?
Ela, pega de surpresa e ao mesmo tempo, aproveitando aquela mão amiga, desabafou:
- É mesmo, estou há alguns dias sem dormir em viagens intermináveis!
Ele então se ofereceu para guardar a bagagem para ela e a viagem transcorreu normalmente.
O senhor ficou extremamente feliz de não entrar na onda de reclamação e revolta, ralhando com a aeromoça pelos seus direitos de ser bem tratado. No fim, conseguiu o que queria, uma viagem tranqüila e em paz.
A tal da outra face...

Ainda sobre este tema, eis a palavra sempre inspirada da querida Meimei:

Foto de Hilton Pozza

ESPERANDO POR TI

Antes de pronunciares a frase amarga que te explode no coração, tentando romper as barreiras da boca, pensa na Bondade de Deus, que te envolve por toda parte.
A Natureza é colo de mãe expectante...
Assemelha-se a luz celeste ao olhar do próprio amor que te segue, às ocultas, e o ar que respiras é assim como o sopro da ternura de alguém, a estender-te alimento invisível.
Tudo serve em silêncio, esperando por ti.
Abre-se a via pública, aos teus pés, à feição de amistoso convite, a água está pronta a mitigar-lhe a sede, o livro nobre aguarda o toque de tuas mãos para consolar-te, e o fruto, pendendo da árvore, roga, humilde, que o recolhas.
Pensa na Bondade de Deus e não digas a palavra que desencoraje ou amaldiçoe.
Cala-te, onde não possas auxiliar.
Deixa que tua alma se enterneça, ajudando nas construções do Bem Eterno, que tudo nos dá, sem nada exigir.
E compreenderás, então, que Deus te oferece a vida por Divina Sinfonia e que essa Divina Sinfonia pede que lhe dês também tua nota.

Beijos e brisas!
Carla