quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Comece bem o seu dia

Algumas sugestões de Lauro Trevisan.
Acredito que sirvam não só para o dia, mas para a coletânea de dias do ano novo!
Divirta-se!

"À noite, ao deitar, mentalize: Eu estou em paz, estou alegre e muito feliz. Dormirei um sono tranqüilo, saudável e reparador. Amanhã acordarei bem-disposto, em alto astral, feliz, cheio de energia, em perfeita saúde física e mental."

"Pela manhã, quando acordar, tome de imediato as rédeas dos seus pensamentos.
Comece a imaginar-se sorridente, alegre, calmo, bem-humorado, vitorioso, em ótimo estado de saúde. Agradeça a incrível aventura de estar vivo. Veja-se mentalmente saudando as pessoas; diga que este será o melhor dia de sua vida."

"Dê-se bom dia, sorria, faça alongamento, abençoe a jornada que se inicia, colocando-se sob a proteção divina e pedindo que a Sabedoria Infinita o conduza."

"O que é que você pretende nesse ano?"

"Escolha a semente."


Foto de Carlos C

"Trace o futuro, mas viva intensamente o presente. O presente é um presente de Deus, que deve ser desfrutado."

E, por minha conta:
Seja feliz!

Brisas
Carla

Prece de Cáritas

Uma prece, como me vem à lembrança, da minha infância!

"Deus, nosso Pai, que sois todo Poder e Bondade, dai força àqueles que passam pela provação, dai luz àquele que procura a verdade, ponde no coração do homem a compaixão e a caridade.

Deus! Dai ao viajor a estrela guia, ao aflito a consolação, ao doente o repouso.

Pai! Dai ao culpado o arrependimento, ao Espírito a verdade, à criança o guia, ao órfão o pai.

Senhor! Que Vossa bondade se estenda sobre tudo que criastes.

Piedade, Senhor, para aqueles que Vos não conhecem, esperança para aqueles que sofrem.

Que a Vossa bondade permita aos Espíritos consoladores espalharem por toda parte a paz, a esperança e a fé.

Deus! Um raio, uma centelha do Vosso amor pode abrasar a Terra! Deixai-nos beber nas fontes dessa bondade fecunda e infinita, e todas as lágrimas secarão, todas as dores se acalmarão. Um só coração, um só pensamento subirá até Vós, como um grito de reconhecimento e de amor.

Como Moisés sobre a montanha, nós Vos esperamos com os braços abertos, oh! Bondade, oh! Beleza, oh! Perfeição, e queremos de alguma sorte merecer a Vossa misericórdia.

Deus! Dai-nos a força de ajudar o progresso a fim de subirmos até Vós; dai-nos a caridade pura, dai-nos a fé e a razão; dai-nos a simplicidade que fará de nossas almas o espelho onde se há de refletir a Vossa Divina Imagem.

Que suave perfume senti ao escrever estas palavras!
Que seja sobre ti também esse alento!
Feliz Ano Novo!
Brisas,

Carla

Perdão e amor-próprio

Queridos...

Hoje, nenhuma mensagem com parâmetros já definidos... Apenas reflexões, como sói acontecer nesta época, em que, quase obrigatoriamente, paramos para pensar sobre o que estamos fazendo de nós, de nossas vidas.
Quais as metas para o próximo ano?
O que definir depende do que se conhece... É complicado definir que chegaremos ao doutorado se não sabemos ao certo o que queremos estudar... É complicado não definir direções quando estamos no início do caminho...
Ainda que pareça difícil definir metas materiais, como nosso crescimento profissional e financeiro, mais ainda é definir metas espirituais e emocionais.
Tive um professor de geometria, daqueles que "metem medo" e ao mesmo tempo conseguem insuflar uma confiança capaz de enfrentar qualquer coisa, que dizia que para traçarmos uma reta precisamos de dois pontos. Um deles é onde se quer chegar. O outro... ah, o outro... é onde se está.
E onde se está? Isto é muito mais difícil de se definir... Exige auto-conhecimento... Exige domínio da arte de se contemplar espelhos e ver, nas reflexões, o que realmente somos, filtrando a imagem do que é real e do que é desejado...
Exige uma coragem sem limites e uma fé robusta, inabalável frente às inevitáveis decepções.
Talvez fugindo do assunto, talvez não, surge para mim a sempre nova e intrigante questão do que é perdão e do que é amor-próprio. O que é humildade e o que é orgulho. O que é luz e o que é sombra.
E lá está o ponto ideal a se atingir: não se deixar ofender... Já pensou se Deus se ofendesse com as nossas sandices? Onde andaria o universo? Nem sei... Ponto máximo a se atingir: perdão incondicional, traduzido pela certeza da perfeição a ser atingida pelo outro, que por agora até pode tentar nos ofender, mas o olhar sobrevoa o estágio atual e consegue ver a rosa no espinho que nos fere.
O lápis espera o ponto de início para traçar a reta. Talvez, uma curva... Talvez, demore.
Ainda me sinto ofendida e humilhada, errada e orgulhosa, infantil. Ainda me cobro... Ainda me perco.
Talvez a reta extrapole o papel da vida.
Talvez não esteja tão baixo assim. Talvez não seja preciso voar tão alto!
Macio grafite percorre as linhas da vida como meu sangue fraco percorre essas veias.
Vejo tanto sol por entre estas nuvens... Vejo o ponto lá em cima. Uma esperança.




E o amor-próprio? Este ponto indefinido, ainda não encontrei.
É preciso ser rápida. O papel não espera. O desenho não pára. Retas podem virar rabiscos.

Inclino meu coração rés do chão. Elevo meu olhar Te buscando.
Em mim, há os pontos de início. Em Ti, os pontos finais.
Ajuda-me a subir, em paz!

Feliz Ano Novo!
Brisas

Carla

quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Cartão de Natal

Ao clarão do Natal, que em ti acorda a música da esperança, escuta a voz de alguém que te busca o ninho da própria alma!... Alguém que te acende a estrela da generosidade nos olhos e te adoça o sentimento, qual se trouxesses uma harpa de ternura escondida no peito.

Sim, é Jesus, o amigo fiel, que volta.

Ainda que não quisesses, lembrar-lhe-ias hoje os dons inefáveis, ao recordares as canções maternas que te embalaram o berço, o carinho de teu pai, ao recolher-te nos braços enternecidos, a paciência dos mestres que te guiaram na escola e o amor puro de velhas afeições que te parecem distantes.

Contemplas a rua, onde luminárias e cânticos lhe reverenciam a glória: entretanto, vergas-te ao peso das lágrimas que te desafogam o coração... É que ele te fala no íntimo, rogando perdão para os que erram, socorro aos que sofrem, agasalho aos que tremem na vastidão da noite, consolação aos que gemem desanimados e luz para os que jazem nas trevas.

Não hesites! Ouve-lhe a petição e faze algo! ... Sorri de novo para os que te ofenderam; abençoa os que te feriram; divide o farnel com os irmãos em necessidade; entrega um minuto de reconforto ao doente; oferece uma fatia de bolo aos que moram, sozinhos, sob ruínas e pontes abandonadas; estende um lençol macio aos que esperam a morte, sem aconchego do lar; cede pequenina parte de tua bolsa no auxílio às mães
fatigadas, que se afligem ao pé dos filhinhos que enlanguescem de fome, ou improvisa a felicidade de uma criança esquecida.

Não importa se diga que cultivas a bondade somente hoje quando o Natal te deslumbra!... Comecemos a viver com Jesus, ainda que seja por algumas horas, de quando em quando, e aprenderemos, pouco a pouco, a estar com ele, em todos os instantes, tanto quanto ele permanece conosco, tomando diariamente ao nosso convívio e sustentando-nos para sempre.

Meimei




Foto de Paulo Feitais

Embalados nas doces palavras de Meimei, que possamos elevar o coração ao Mestre, repletando-o de paz, alegria, bom ânimo, esperança, saúde, para construirmos um ano novo de conquistas, íntimas e externas, de felicidade e luz!
Brisas suaves...
Meu carinho

Carla